{Um Espaço que Fala} A Balada of Portuguese Joe

25 MAI - 21:00 / 26 MAI - 17:00

Qual seria a expectativa de uma criança de 10 anos em meados do século dezanove na ilha do Pico? Não sabemos, mas vamos conhecer a vida de Joe Silvey ou pelo menos de muitos Josés Silva que circularam pelo mundo. Entre connosco nesta viagem.

A Balada de Portuguese Joe é a história de um açoriano que foi para o Canadá e fez uma vida de sucesso – eventualmente. É uma história de emigração e empreendimento, mas também trata da xenofobia, do racismo e das possibilidades e dificuldades de uma sociedade multicultural.  Estes são temas reconhecíveis e relacionáveis para os açorianos e para muitas outras comunidades migrantes.

A peça é cómica na forma, mas tem uma seriedade em seu centro. O uso consciente de formas populares de performance é uma estratégia teatral deliberada. Queremos entreter as pessoas e também convidá-las a ver as coisas de uma maneira diferente. E, como todo o trabalho da Cães do Mar, é totalmente original. Texto, música, marionetas e desenhos foram criados especificamente para esta peça.

A versatilidade e a portabilidade da peça a tornam fisicamente acessível a uma ampla gama de públicos além da demografia convencional dos teatros urbanos.

Servimo-nos de diversas metodologias (marionetas, teatro físico, música) para conseguir uma linguagem mais inclusiva, universal e poética.

Este espetáculo conta com os atores Ricardo Ávila e Hélder Xavier, o músico e compositor João Félix, a conceção plástica de Sílvia Fagundes, figurinos de Sílvia Teixeira, a dramaturgia e composição de Peter Cann e a encenação de Ana Brum.

#teatro
{ Ver mais }
Encenação
Ana Brum e Peter Cann
Texto
Peter Cann
Direção musical e execução
João Félix
Atores
Ricardo Ávila, Hélder Xavier e João Félix
Conceção plástica e marionetas
Sílvia Fagundes
Figurinos
Sílvia Teixeira
Construção
Luís Cunha
Preparação física
Bianca Mendes
Produção
Ana Brum, Bianca Mendes
Comunicação
Cláudia Rocha
Fotografia e teaser
Laura Brasil
Design
Marco Pereira
Apoios
DGArtes, DRAC e CMAH
Classificação Etária | Duração
M/12 | 55 min.
Ano
2023