Acessibilidade
O Teatro Ibérico tem vindo a trabalhar para que as iniciativas sejam mais alargadas a todos os públicos. Em quase todas as produções próprias o Teatro Ibérico assume o papel de colocar ao dispor sessões com ILGP e AD. O próprio site foi desenhado para que fosse um instrumento de divulgação e de fácil leitura, com uma linguagem intuitiva e pensada para chegar a todas as pessoas. Através da divisão de iniciativas por #hashtags, poderá escolher o programa que mais se adapta às suas necessidades.
Para os espetáculos adaptados, com ILGP ou AD, as pessoas com diversidade funcional têm bilhetes a preço reduzido e a entrada do acompanhante é gratuita. As reservas devem ser feitas através do (+351) 213 257 650 / 927 510 092 ou para bilheteira@teatroiberico.org
Acesso mobilidade reduzida
Em constante adaptação, o Teatro Ibérico tem vindo a afirmar-se como um lugar de todos e para todos. Devido às caraterísticas arquitetónicas do edifício, ainda não nos foi possível executar o ideal. Contudo, com algumas limitações, já possuímos uma casa de banho adaptada e é possível o acesso a cadeiras de rodas à planta zero através de rampas instaladas no interior do edifício, à exceção do acesso exterior. Para colmatar esta lacuna, poderá solicitar o apoio a qualquer membro da equipa do Teatro Ibérico para facilitar o seu acesso ao teatro.
AD – Audiodescrição
Com sessões de audiodescrição, por norma em sessões de domingo à tarde, as pessoas cegas ou com baixa visão têm sempre um acompanhamento personalizado garantido. Uma hora antes de cada espetáculo é possível fazer uma visita tátil que permitirá reconhecer os materiais e formas da cenografia, dos figurinos e dos restantes elementos cénicos para que durante o espetáculo seja fácil identificar as ações através de uma narrativa adicional, alinhada com as falas e interpretações dos atores e performers.
ILGP – Interpretação em Língua Gestual Portuguesa
O Teatro Ibérico também integra na sua programação sessões com ILGP. Esta componente está aliada à difusão da cultura pelos canais digitais, onde também é possível assistir aos espetáculos no conforto da sua casa em Livestreaming com ILGP.
Sopradores de Imagens um projeto que permite às pessoas cegas ou com baixa visão o acesso aos espetáculos do Teatro Ibérico. De que forma? Através da mediação humana e personalizada de um voluntário – estudantes ou profissionais da área da cultura ou interessados – que descreve os elementos visuais ao ouvido do espectador cego ou com baixa visão, em qualquer uma das sessões de um espetáculo.
Baseados em “Les Souffleurs d’Images” é um projeto dinamizado pela associação francesa Souffleurs de Sens, desde 2009, em parceria com a Locus Acesso. Iniciamos este projeto a partir de setembro de 2024, mas como? Com a criação de uma comunidade de Sopradores de Imagens que receberá formação para compreender as necessidades específicas dos espetadores cegos ou com baixa visão, mediante exercícios práticos de mobilidade e descrição.