Samotracias

12 de novembro | 21:00 / 13 de novembro | 17:00

Canto de sobrevivência, romance coral, manifesto de uma horda em movimento, “Samotracias” é o grito de três mulheres que encarnam o rosto e a voz de um coro anónimo de migrantes. Três mulheres com idades e destinos diferentes que se agarram ao seu sonho de emigrar, invocando, tanto no desespero como nas palavras, as primeiras personagens beckettianas, perdidas numa estrada inacabada e repleta de obstáculos.

A mais jovem, cheia de ambição, procura enriquecer no estrangeiro. Há também uma mãe viúva que quer fugir a um novo casamento forçado. E a mais velha, que passou a sua vida a servir os outros, procura um fim diferente para os seus dias. São três mulheres que querem a mesma coisa: partir.

Esmagadas pela crença num outro futuro, veem o seu propósito desvanecer-se numa viagem cruel. O sonho, reduzido ao instinto de sobrevivência. Surge a dúvida, será que têm mesmo o direito de partir?

O movimento é o motor de um espetáculo trilingue (pt/fr/es) que tem por base o ato de migrar, a deslocação entre países que nunca são nomeados, em que três atrizes de diferentes nacionalidades dão vida à récita implacável de Nicole Caligaris, através de partituras físicas e composições visuais fortes, com uso do texto como matéria plástica e não enquanto veículo principal de comunicação.

{ Ver mais }
“Samotracias"
a partir do texto “Les Samothraces”, de Nicole Caligaris
Direção Artística
Carolina Santos
Cocriação e Interpretação
Carolina Santos; Letícia Blanc; Ulima Ortiz
Cenografia, Figurinos e Desenho de Luz
Eduardo Jiménez Cavieres
Execução de Cenário e Figurinos
Ana Karina Inês
Consultoria Artística
Ricardo Correia; Alexandra Guarín
Direção Musical
Marco Martins
Técnico de Luz
Rui Simão
Técnico de Som
Martim Santos
Direção de Produção
Sandrine Crisostomo; Pedro Silva
Técnico Audiovisual
Ramon Schneider
Fotografia e Vídeo
João Catarino
Mediação e Apoio à Comunicação
Patrícia Amaral
Coprodução
Mákina de Cena; Fondación Teatro Libre de Bogotá
Classificação | Duração
M/16 | 70 min.
Ano
2022