Samotracias
12 de novembro | 21:00 / 13 de novembro | 17:00
Canto de sobrevivência, romance coral, manifesto de uma horda em movimento, “Samotracias” é o grito de três mulheres que encarnam o rosto e a voz de um coro anónimo de migrantes. Três mulheres com idades e destinos diferentes que se agarram ao seu sonho de emigrar, invocando, tanto no desespero como nas palavras, as primeiras personagens beckettianas, perdidas numa estrada inacabada e repleta de obstáculos.
A mais jovem, cheia de ambição, procura enriquecer no estrangeiro. Há também uma mãe viúva que quer fugir a um novo casamento forçado. E a mais velha, que passou a sua vida a servir os outros, procura um fim diferente para os seus dias. São três mulheres que querem a mesma coisa: partir.
Esmagadas pela crença num outro futuro, veem o seu propósito desvanecer-se numa viagem cruel. O sonho, reduzido ao instinto de sobrevivência. Surge a dúvida, será que têm mesmo o direito de partir?
O movimento é o motor de um espetáculo trilingue (pt/fr/es) que tem por base o ato de migrar, a deslocação entre países que nunca são nomeados, em que três atrizes de diferentes nacionalidades dão vida à récita implacável de Nicole Caligaris, através de partituras físicas e composições visuais fortes, com uso do texto como matéria plástica e não enquanto veículo principal de comunicação.
{ Ver mais }