Os Novos Reais – Conversa aberta ao público
25 NOV. - 16:00
A 25 de novembro inauguramos uma conversa que se prolongará até à estreia da próxima criação de Miguel Maia, em abril de 2024 no Teatro Ibérico.
No teatro, a dicotomia corpo presente/imagem, dentro de campo/fora de campo, penetra em muita da criação atual, que parece querer alimentar-se simultaneamente da ideia de presença e da ideia de filme (grande plano, representação, cópia perfeita).
Como se o zoom in fosse uma procura, continuamente insatisfeita, da verdade. Mas de que forma essa luta entre a presença física do actor e a sua presença num ecrã atrás de si, procurando um lugar que chegue à audiência, não espelha a nossa própria procura de substituição por grandes angulares na vida real, sendo os nossos avatares digitais um perfeito exemplo dessa relação?
Tomemos o TikTok por exemplo - esta rede é, por excelência, a rede social da encenação: se no facebook e Instagram já existia uma mise en scéne de aspectos da nossa vida, o TikTok já assume por base que somos performers, e isso informa sobre como nos relacionamos com a imagem e como ela representa, antes de tudo, uma procura de imortalidade.
Se há um TikTok valerá a pena procurar a verdade no teatro?
Juntaremos público e equipa e com a participação especial de Miguel Castro Caldas discutiremos o que nos anda a inquietar.
A entrada é livre ! Junte-se a nós nesta descoberta!
+ info companhia@cepatorta.org
https://www.cepatorta.org/1-pato-selvagem
{ Ver mais }