Sr. Moedas

Tudo começou no Cairo onde fui abordado por um amigo holandês. O propósito: a Europa e o teatro. Como pode o teatro servir de instrumento para os caminhos do mundo se abrirem e multiplicarem? Pode o teatro contar a história da Europa do ponto de vista de um alentejano português de Beja? A Europa futura será feita de muitas histórias que ainda estão por contar. Este é um projecto acerca dessas histórias. Nasceu, não por acaso, na Holanda onde os holandeses passam o tempo a questionar a Europa e em geral as políticas dos políticos holandeses. Desceu agora para Portugal, Itália, Roménia e Letónia encontrando aí novos parceiros e novas histórias. Será um projecto sobre os Europeus e as suas múltiplas visões e identidades em diálogo. Entrevistámos o actual comissário português em Bruxelas o Engenheiro Carlos Moedas. Partimos em busca de homens e mulheres que sonham e ou sonharam com um mundo diferente. As suas histórias, emoções e ideias são as fontes do espectáculo, que se deseja como um momento de abertura. Um instante de reflexão sobre os muitos nós de que a Europa se faz. Esse será o lugar e o tempo que buscamos para esta obra despida sobre homens e mulheres de carne e osso.

A visão de Carlos Moedas sobre a Europa e a sua experiência na Comissão Europeia são o mote da peça, que pretende levar os espectadores a interrogarem-se sobre as políticas e a Europa atual, numa altura em que as crises económicas, a migração e instabilidades políticas (como o Brexit) provocam a incerteza e questionam a essência da União Europeia (UE). Num monólogo representado pela atriz Sara Ribeiro, “Sr. Moedas” faz uma introspecção e também uma retrospectiva aos tempos passados em Bruxelas.

FICHA ARTÍSTICA

  • Texto, Espaço Cénico e Direção — João Garcia Miguel
  • Interpretação — Sara Ribeiro
  • Figurinos — Rute Osório de Castro
  • Iluminação e técnica — Roger Madureira
  • Direção de Produção — Georgina Pires
  • Assessoria de Imprensa – The Square
  • Imagem Fotográfica — Mário Campos Rainha

AGRADECIMENTOS

A Companhia João Garcia Miguel tem o apoio para o quadriénio 2018-2021 do Ministério da Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura e da Direcção Geral das Artes.

Uma co-produção: Companhia João Garcia Miguel & Teatro Ibérico | Teatro Cine de Torres Vedras & Câmara Municipal de Torres Vedras | Teatro Aveirense & Câmara Municipal de Aveiro

Apoio: Câmara Municipal de Lisboa | Junta de Freguesia do Beato | Junta de Freguesia de Marvila | IEFP

DURAÇÃO: 50 min.

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: M/12

///

PREÇO DOS BILHETES: € 5,00 preço inteiro
COMPRA DE BILHETES: https://ticketline.sapo.pt/evento/sr-moedas-54905
INFOS E RESERVAS: info@teatroiberico.org / bilheteira@teatroiberico.org / +351 927 510 092 / +351 218 682 531
*
HORÁRIO DO FUNCIONAMENTO DA BILHETEIRA: 2 horas antes do espetáculo
ATENDIMENTO PARA RESERVAS: bilheteira@teatroiberico.org / +351 927 510 092 / +351 218 682 531
HORA LIMITE PARA LEVANTAMENTO DAS RESERVAS: 15 minutos antes do espetáculo
MEDIDAS DE SEGURANÇA: O uso de máscara durante a permanência no espaço é obrigatório. Existe sempre um lugar de distanciamento entre cadeiras.