Pulsar – Companhia do Corpo apresenta Corpo do Tempo, criação de Marco Santos
31 MAI - 21:30
O tempo não pára... O corpo respira, incessantemente, ainda que inconsciente! Nesta necessidade de respirar quer se encontrar e dar, ao tempo de vida, a outros corpos, em ritmos diferentes. Num movimento perpétuo de atração e libertação, o corpo sabe, o corpo sente...
O corpo que nos une e o tempo que nos separa. É o grande mote desta criação que nos convida à reflexão e valorização da sabedoria do corpo e das suas vulnerabilidades.
Corpo do Tempo é o som do corpo em movimento, o único instrumento em palco. Um retrato humano da relação do corpo com o tempo e do tempo com o corpo.
“É preciso saber,
É preciso sentir,
É preciso saber sentir!
Porque às vezes a gente sabe e não sente, e outras vezes, a gente sente e não sabe.”
- Marco Santos
SOBRE A PULSAR - COMPANHIA DO CORPO
Pulsar - Companhia do Corpo é composta por um elenco de 15 artistas de várias áreas artísticas e tem como objetivo promover um diálogo entre a Música, a Dança e o Teatro através de um único instrumento: o Corpo. Deste diálogo nasce um vocabulário que estabelece comunicação com os aspetos mais subtis da existência humana.
Partindo da ideia de que para fazer música não são necessários instrumentos, Marco Santos desenvolveu um método pedagógico que potencia a capacidade expressiva dos "artistas-instrumento'', unidos por um elo comum, o ritmo.
Se por um lado o ritmo em movimento (percussão corporal) é a base para desenvolver experiências musicais e sonoras, por outro lado, é encarado de forma elástica, não restringindo o corpo ao âmbito musical. O método explora os movimentos do corpo, as suas relações com o espaço, onde a dança acontece na organização de sons e silêncios. A liberdade criativa que esta linguagem oferece à expressão de pensamentos, emoções e sensações permite criar narrativas e invocar campos poéticos.
SOBRE MARCO SANTOS
Artista, criador e músico ativo há mais de 20 anos, tendo a bateria, percussão e composição como o seu instrumento principal. Durante os últimos 16 anos teve a sua base entre Holanda e Portugal, vindo a Portugal com regularidade para trabalhar com vários artistas ou projetos autorais e viajando pelo mundo dando workshops e concertos colaborando com vários artistas como: Sara Tavares, Lura, João Afonso, Luis Pastor, Doudou N'diaye Rose, Haay Sacksioni, Gilles Apap, Luis Pastor, Uxia Senlle, Rui Horta, Clara Andermatt, entre muitos outros...
Com a sua versatilidade tem vindo a colaborar com vários artistas e festivais, no âmbito da música, dança e teatro abordando a música de várias perspetivas. Em paralelo tem se concentrado nas suas próprias criações e composições, lançando alguns álbuns autorais e em colaboração com outros. Recebendo a atenção do público e onde ganhou alguns concursos e nomeações de Jazz a nível internacional.
É o fundador da United Art Movement (UartM www.unitedartmovement.com) com base na Holanda, criando um evento anual desde 2015 com o objetivo principal de promover a união de várias formas de arte num só palco, e assim elogiar a arte como a melhor ferramenta para unificar pessoas.
Através do ritmo com movimento, promove o "Corpo" como o principal instrumento, dando formação para músicos, bailarinos e atores. É fundador também da Pulsar - Companhia do Corpo com base em Lisboa onde promove o diálogo entre a música, dança e teatro com um único instrumento - O Corpo
(www.pulsarcompanhiadocorpo.com / https://www.instagram.com/pulsar_companhia_do_corpo/)
{ Ver mais }